Debates e Encontros

Debates and Encounters
11 – 18 OUTUBRO / OCTOBER
LOCAL / PLACE: Ver informação abaixo / Check information below
O Programa deste ano inclui um número diversificado de encontros e debates. Da reflexão em torno de problemáticas associadas às mais variadas áreas do conhecimento ou da criação contemporânea até ao lançamento de um novo livro, o objectivo é estimular o desenvolvimento de um verdadeiro ecossistema  cultural e criativo.

This year’s Program includes a diversified number of encounters and debates. From discussions on different topics related to contemporary cultural and creative issues to the launching of a new book, the objective is to stimulate the development of a true cultural and creative ecosystem.

DESENVOLVER UM ECOSISTEMA CULTURAL E CRIATIVO

DEVELOPING A CULTURAL AND CREATIVE ECOSYSTEM

DEMOCRACIA DIGITAL & POLÍTICA ANALÓGICA

DIGITAL DEMOCRACY & ANALOGUE POLITICS

 

Lançamento do livro “Digital Democracy, Analogue Politics: How the Internet Era is Transforming Kenya”de Nanjala Nyabola, com a presença da autora

 

09 OUTUBRO / OCTOBER
LOCAL / PLACE: Livraria Minerva
HORÁRIO / TIME: 18.00 h / 6.00 pm

 

DESCRIÇÃO:

 

O livro de Nanjala Nyabola – “Digital Democracy, Analogue Politics: How the Internet Era is Transforming Kenya” – vai ser lançado durante o MFF 2019. Nanjala Nyabola, que irá participar na Conferência do MFF 2019, estará presente na sessão de lançamento do livro que irá ocorrer a 9 de Outubro, pelas 18h, na Livraria Minerva em Maputo.

Embora o livro, recém-publicado, “Digital Democracy, Analogue Politics: How the Internet Era is Transforming Kenya” da autoria de Nanjala Nyabola, se foque especificamente na situação queniana, as reflexões produzidas estão longe de se poderem circunscrever apenas àquele país. De facto, a recepção critica ao livro tem destacado, precisamente, o facto da análise de Nanjala Nyabola poder ser extrapolada, sem dificuldade, para outros países do continente.

Nanjala Nyabola defende, à semelhança do que se tem vindo a verificar em ensaios recentemente publicados por outros autores, que tem predominado, até agora, uma “narrativa” excessivamente simplista e reducionista que propõe a noção, empiricamente não confirmada, de que “mais tecnologia = mais democracia”.

Em “Digital Democracy, Analogue Politics: How the Internet Era is Transforming Kenya”, Nanjala Nyabola, apoiando-se no conceito de “esfera pública” desenvolvido pelo filósofo alemão Jurgen Habermas, analisa as múltiplas problemáticas que resultam da intersecção do mundo digital (online) com o analógico (offline) procurando, nomeadamente, avaliar as dinâmicas complexas (e conflituais) de uma realidade em que os poderes “analógicos” (em particular  o Estado), embora produtores de uma “narrativa” que glorifica as virtudes do “digital”, sobretudo na vertente do desenvolvimento económico, procura, em simultâneo, limitar (ou mesmo silenciar) a dimensão democrática que lhe é inerente.

Uma extensa, detalhada e interessante análise ao livro de Nanjala Nyabola, publicada no blog da London School of Economics, pode ser lida aqui.

ANIMA OPEN DAY

ANIMA OPEN DAY

 

16 OUTUBRO / OCTOBER
LOCAL / PLACE: Estúdio Anima
HORÁRIO / TIME: Dia completo / All day

 

DESCRIÇÃO / DESCRIPTION:

 

ANIMA é um Estúdio Criativo moçambicano fundado em 2012, dedicado ao desenvolvimento humano, social e criativo.

Durante um dia no mês de Outubro e associado à programação do Maputo Fast Forward, a ANIMA vai abrir as suas portas e receber a comunidade criativa de Maputo. Pretendemos com esta iniciativa criar uma interacção entre a equipa criativa e os visitantes, permitindo-nos partilhar o nosso corpo de trabalho e processo criativo, assim como dar acesso ao nosso espaço a criativos e outros interessados, simbolizando assim a formação de um canal aberto para futuras sinergias.

Criando uma narrativa, contando a história através das nossas principais áreas de conhecimento criativo, Design e Audiovisuais, o espaço será transformado de forma a demonstrar, simplesmente, o que fazemos. As salas serão adaptadas para permitir a exposição de trabalhos impressos e projecções de filmes, ao mesmo tempo que a área exterior comportará algumas actividades.

Fazemos. Porque Anima!

Para mais informações: http://anima.co.mz/

 

Founded in 2012, ANIMA is a Mozambican creative studio dedicated to human, social and creative development.

During this day, and as part of the Maputo Fast Forward festival, ANIMA will open its doors to the creative community of Maputo. Our aim with this initiative is to allow for an interaction between ANIMA’s creative team and visitors, showing our work and creative process while, at the same time, by giving access to our space, we hope other creators will feel stimulated to engage in exploring possible synergies with us in the future.

ANIMA’s space will be transformed in order to give visitors a chance to see what we do in our main areas of activity – Design and Audiovisuals – exhibiting both print materials and films.

To check for more information go to http://anima.co.mz/

ENCONTRO/DEBATE COM MARILÚ MAPENGO NÁMODA A PROPÓSITO DA EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DE UMA LÍNGUA DE CÃO”

 

17 OUTUBRO / OCTOBER
LOCAL / PLACE: Centro Cultural Brasil – Moçambique
HORÁRIO / TIME: 18.00 h / 6.00 pm

 

DESCRIÇÃO / DESCRIPTION:

 

Marilú Mapengo Námoda descreve assim “Memórias de uma Língua de Cão”: “é uma instalação imersiva que surge a partir das minhas memórias de infância. Memórias que marcam a relação que estabeleço com a minha língua materna – O Chwabo. Um passado presente de aprendizados proibidos, interrompidos e que permanecem fragmentados. Memórias que servem para nos lembrar das concepções civilizatórias racistas que foram criadas e impostas sobre nós e que inconscientemente reproduzimo-lás, todos os dias. O elemento central desta proposta artistíca é um alfabeto re-criado com base em referências visuais e de significado do sistema ancestral de escrita simbólica Bantu. A instalação pretende questionar identidades étnicas na pós-colonialidade e construir um espaço utópico (pastopias) de resignificação deste legado histórico como uma experiência de cura para traumas identitários intergeracionais. O que significa ser um povo Bantu hoje?”

MONEY TALKS MAPUTO - NOVOS MECANISMOS DE FINANCIAMENTO ÀS PME

 

04 NOVEMBRO / NOVEMBER
LOCAL / PLACE: Hotel Polana
HORÁRIO / TIME: 16.30 – 19.30 h / 4.30 – 7.30 pm

 

Participam:

Agostinho Vuma, Presidentre da CTA
Salim Valá, PCA da Bolsa de Valores de Moçambique
Pietro Toigo, Director do BAD em Moçambique
Julia Crause, Directora de Cooperação FInanceira KFW

 

DESCRIÇÃO / DESCRIPTION:

 

Enquanto veículo de debate sobre as principais tendências económicas e de negócios, as moneytalks surgem da ideia de partilha de conhecimento e do debate de ideias para potenciar o crescimento do país nas suas várias dimensões.
Iremos, desta forma, convidar as principais Empresas, Figuras e Operadores do mercado nacional a apresentarem as suas Ideias, Políticas, Estratégias e Investimentos nas mais variadas áreas.
Assim, num só local de privilegiada discussão, promovemos o debate sobre as múltiplas dimensões do vasto potencial existente na área económica, a vários níveis, e damos voz aos maiores empresários e empresas nacionais e multinacionais a operar em Moçambique.
As moneytalks, serão o Palco onde se divulgam ideias, criam novas parcerias e onde se geram novos negócios.

.

Conferência → Exposições → Workshops → Espetáculos → Ciclo de Cinema → Conference Exhibitions Workshops Shows Film Week

PATROCINADORES

Sponsors

 

SOBRE O MAPUTO FAST FORWARD

About Maputo Fast Forward
O Maputo Fast Forward é uma plataforma dedicada à Criatividade e à Inovação em Moçambique. O seu objectivo é ser um espaço de referência dedicado, à reflexão, ao debate, à apresentação de projectos e ideias, à análise de tendências, à troca de experiências e à constituição de redes entre todos aqueles que, das artes às ciências, da tecnologia ao design, da arquitectura aos media, da gastronomia à moda, das empresas às organizações sociais, reconhecem na criatividade e na inovação os motores da nova economia do conhecimento.

MFF was launched in 2016 as an open platform engaged in promoting creativity and innovation. Its main objective is to help Mozambican creators and innovators across all fields of activity (arts, culture, design, architecture, technology, etc.) to develop and present their projects, engage in fruitful trans-disciplinary debates and develop collaborations in order to establish an ecosystem that will allow them to expand their creative skills and to participate, through the exploration of networking opportunities, in the “global conversation” that is taking place within the “creative industries” sector.

 

maputofastforward.com

UMA INICIATIVA DA